Governança Corporativa
Com foco no desenvolvimento e longevidade dos negócios, a SMSERVICES atua nas questões centrais da governança, compreendendo a maturidade de gestão da empresa.
Planejamento Societário
O Diagnóstico Empresarial consiste no processo de imersão nas várias áreas de negócio de uma empresa, com o objetivo de conhecer suas características, estratégias, resultados e práticas de gestão. Com ele, é possível obter uma visão clara e real das oportunidades e prioridades existentes, e encaminhar soluções de maneira mais rápida e efetiva.
A partir de diferentes metodologias, a consultoria analisa vetores como: gestão, estratégia, pessoas, estrutura, desempenho financeiro, operações, vendas e marketing. Após a análise, a consultoria apresenta um retrato da situação atual e estrutura um mapa de oportunidades, contendo soluções recomendadas e priorizadas de acordo com as necessidades de cada negócio, com o foco prático e a neutralidade de uma equipe de especialistas capaz de sugerir as mudanças necessárias para o seu negócio.
O Diagnóstico Empresarial permite o aprimoramento e aplicação de novas práticas na gestão. Com o mercado cada vez mais exigente, é importante manter-se atualizado e seguir a estratégia correta, implementando soluções que tragam resultados para a empresa e aumentem sua competitividade.
Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico elaborado pela SMSERVICES permite que a empresa cliente cresça no seu mercado de atuação por meio da exploração de oportunidades, criando diferenciais competitivos e, garantindo assim, a longevidade dos negócios.
O Planejamento muito mais do que apenas uma análise de onde a empresa está e para onde vai, ele é o grande direcionador que deve guiar todas as decisões da empresa.
Para que o Planejamento Estratégico tenha efetividade e seus resultados sejam alcançados, a SMSERVICES desenvolve também o Planejamento Operacional, com o objetivo de sustentar ações e projetos estratégicos.
Gestão da Performance dos Negócios
A gestão de alta performance desenvolvida pela SMSERVICES prevê a implantação de um conjunto de práticas que colocam sua empresa em direção às suas metas e ao alcance dos resultados esperados. Gerenciar, acompanhar, avaliar e melhorar continuamente a performance dos negócios traz agilidade nas decisões e a possibilidade de correção de rotas, tornando a empresa mais eficiente e orientada para resultados. Estão envolvidos na gestão de performance corporativa:
- Análise dos objetivos estratégicos da empresa;
- Definição dos indicadores de desempenho (KPI – key performance indicators);
- Estabelecimento de metas claras e desafiadoras;
- Estruturação dos fóruns de discussão de resultado (RAC – Reuniões de Análise Crítica);
- Criação e disseminação de uma cultura com foco em resultados;
- Desenvolvimento de uma liderança forte e eficaz;
- Engajamento da equipe com os objetivos e metas;
- Reconhecimento com base no mérito;
- Comunicação clara e transparente; e
- Uso de ferramentas para monitoramento de resultados (dashboard – painel de controle).
A gestão de alta performance é mais do que apenas um estabelecimento de métricas capazes de mensurar o desempenho da empresa. É a criação de uma cultura focada em resultados, alinhando toda a empresa à direção de seus objetivos estratégicos.
Reestruturação Organizacional
Na reestruturação organizacional, a SMSERVICES faz uma revisão e alinhamento de estratégias, processos e pessoas com os requerimentos do negócio, revisando formato, modelo de gestão, dimensionamento de estrutura, recursos, ferramentas e sistemas – a implantação de um modelo aderente, sistêmico e integrado de gestão dos processos, com orientação para resultados.
A reestruturação organizacional considera práticas de gestão de negócios consolidadas no mercado, abdicando de modismos e buscando soluções aderentes aos negócios da empresa.
Supply Chain Management
A globalização dos negócios e a multiplicidade de fornecedores e clientes têm trazido maior grau de complexidade para a cadeia de abastecimento (Supply Chain) das empresas, tornando o mercado cada vez mais competitivo e impondo novos desafios.
A revisão e estruturação da cadeia de abastecimento podem transformar a rentabilidade dos negócios, reduzindo custos, aumentando a competitividade da empresa no mercado, aprimorando processos e solucionando gaps existentes. Quando essa reestruturação é aliada à adoção de práticas de mercado e ao uso de tecnologia, os ganhos são ainda maiores: a cadeia de abastecimento se torna mais inteligente, desenhada para criação de valor e orientada para processos cada vez mais eficientes.
A SMSERVICES propõe a integração e otimização dos processos da cadeia de abastecimento por meio de um mapeamento, identificação de oportunidades, definição de estratégias, desenvolvimento das competências críticas de Supply Chain e monitoramento dos resultados.
Algumas soluções desenvolvidas pela consultoria:
- Dimensionamento das Redes e Canais de Distribuição;
- Elaboração do Sistema de Custeio Logístico;
- Estudo de Aderência Tecnológica;
- Plano de Desenvolvimento de Fornecedores;
- S&OP – Sales and Operation Planning; e
- Supply Chain Analytics.
Produzindo, assim, as seguintes ações e resultados:
- Possibilitar uma logística Enxuta, oferecendo ao cliente o que ele quer, quando ele quer e exatamente onde ele quer ao menor custo possível, gerando valor e diferenciação frente a concorrência.
- Planejamento de Compras;
- Planejamento e dimensionamento dos Modais de Transporte;
- Planejamento e dimensionamento da Armazenagem;
- Planejamento de Terceirização Parcial ou Integral da Operação Logística;
- Redução de Despesas operacionais de Armazenagem e Transportes;
- Redução do tempo de Carga e Descarga e de movimentação de cargas e endereçamento;
- Melhoria nos Prazos de Entrega;
- Melhoria dos indicadores de Devolução da Logística Reversa;
- Melhoria dos Indicadores de Perdas;
- Otimização dos Estoques;
- Melhoria no desempenho da cadeia de suprimentos; e
- SMSERVICES– Página 8 de 19 Integração com os demais setores da empresa dentro do contexto Estratégico e tático operacional.
Estratégia Mercadológica
Maximizar o retorno do investimento ao acionista, seja no negócio existente ou em um novo negócio, assim como definir estratégias que impactam no posicionamento mercadológico da empresa, são temas de extrema relevância e que exigem um processo estruturado de análise e tomada de decisão, pois impactam diretamente na atratividade do negócio.
Para ajudar as empresas nesse processo, a SMSERVICES possui um conjunto de práticas estruturadas para a realização de análises de mercado, desenvolvimento de planos de negócio, estudos de viabilidade econômico-financeira, análise de riscos de investimento, sem modismos ou abordagem teórica, mas voltado para atender à necessidade cada vez maior das empresas de tomar decisões e explorar as oportunidades de forma rápida, prática e estruturada.
A condução do trabalho é feita de acordo com a necessidade de cada empresa, podendo seguir os seguintes passos:
Análise de Mercado
- Mercado Alvo e Concorrência
- Fornecedore
- Análise de Cenários
- Riscos | Restrições
Modelo de Negócio
- Sistema de Gestão
- Processos de Negócio
- Fluxo Operacional
- Infraestrutura
Plano de Marketing
- Estratégia Mercadológica
- Posicionamento e Marketing
- Portfólio de Produtos
- Política de Preço
- Estratégia de Distribuição | Capilaridade
- Projeção de Vendas
Plano de Operações
- Planejamento da Demanda
- SMSERVICES– Página 9 de 19
- Planejamento da Produção
- Política de Estoque
- Sistema de Custeio
- Nível de Serviço
Projeção Financeira e Estudos de Viabilidade
- Investimentos
- Receitas, Custos e Despesas
- Projeção de Fluxo de Caixa e DREs
- Ponto de Equilíbrio e NCG
- Indicadores de Viabilidade (VPL, TIR, PAYBACK)
Plano de Implantação
- Cronograma e Planos de Ação
- Indicadores de Desempenho
- Sistema de Monitoramento