Governança Corporativa

Com foco no desenvolvimento e longevidade dos negócios, a SMSERVICES atua nas questões centrais da governança, compreendendo a maturidade de gestão da empresa.

Planejamento Societário

O Diagnóstico Empresarial consiste no processo de imersão nas várias áreas de negócio de uma empresa, com o objetivo de conhecer suas características, estratégias, resultados e práticas de gestão. Com ele, é possível obter uma visão clara e real das oportunidades e prioridades existentes, e encaminhar soluções de maneira mais rápida e efetiva.

A partir de diferentes metodologias, a consultoria analisa vetores como: gestão, estratégia, pessoas, estrutura, desempenho financeiro, operações, vendas e marketing. Após a análise, a consultoria apresenta um retrato da situação atual e estrutura um mapa de oportunidades, contendo soluções recomendadas e priorizadas de acordo com as necessidades de cada negócio, com o foco prático e a neutralidade de uma equipe de especialistas capaz de sugerir as mudanças necessárias para o seu negócio.

O Diagnóstico Empresarial permite o aprimoramento e aplicação de novas práticas na gestão. Com o mercado cada vez mais exigente, é importante manter-se atualizado e seguir a estratégia correta, implementando soluções que tragam resultados para a empresa e aumentem sua competitividade.

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico elaborado pela SMSERVICES permite que a empresa cliente cresça no seu mercado de atuação por meio da exploração de oportunidades, criando diferenciais competitivos e, garantindo assim, a longevidade dos negócios.

O Planejamento muito mais do que apenas uma análise de onde a empresa está e para onde vai, ele é o grande direcionador que deve guiar todas as decisões da empresa.

Para que o Planejamento Estratégico tenha efetividade e seus resultados sejam alcançados, a SMSERVICES desenvolve também o Planejamento Operacional, com o objetivo de sustentar ações e projetos estratégicos.

Gestão da Performance dos Negócios

A gestão de alta performance desenvolvida pela SMSERVICES prevê a implantação de um conjunto de práticas que colocam sua empresa em direção às suas metas e ao alcance dos resultados esperados. Gerenciar, acompanhar, avaliar e melhorar continuamente a performance dos negócios traz agilidade nas decisões e a possibilidade de correção de rotas, tornando a empresa mais eficiente e orientada para resultados. Estão envolvidos na gestão de performance corporativa:

  • Análise dos objetivos estratégicos da empresa;
  • Definição dos indicadores de desempenho (KPI – key performance indicators);
  • Estabelecimento de metas claras e desafiadoras;
  • Estruturação dos fóruns de discussão de resultado (RAC – Reuniões de Análise Crítica);
  • Criação e disseminação de uma cultura com foco em resultados;
  • Desenvolvimento de uma liderança forte e eficaz;
  • Engajamento da equipe com os objetivos e metas;
  • Reconhecimento com base no mérito;
  • Comunicação clara e transparente; e
  • Uso de ferramentas para monitoramento de resultados (dashboard – painel de controle).

A gestão de alta performance é mais do que apenas um estabelecimento de métricas capazes de mensurar o desempenho da empresa. É a criação de uma cultura focada em resultados, alinhando toda a empresa à direção de seus objetivos estratégicos.

Reestruturação Organizacional

Na reestruturação organizacional, a SMSERVICES faz uma revisão e alinhamento de estratégias, processos e pessoas com os requerimentos do negócio, revisando formato, modelo de gestão, dimensionamento de estrutura, recursos, ferramentas e sistemas – a implantação de um modelo aderente, sistêmico e integrado de gestão dos processos, com orientação para resultados.

A reestruturação organizacional considera práticas de gestão de negócios consolidadas no mercado, abdicando de modismos e buscando soluções aderentes aos negócios da empresa.

Supply Chain Management

A globalização dos negócios e a multiplicidade de fornecedores e clientes têm trazido maior grau de complexidade para a cadeia de abastecimento (Supply Chain) das empresas, tornando o mercado cada vez mais competitivo e impondo novos desafios.

A revisão e estruturação da cadeia de abastecimento podem transformar a rentabilidade dos negócios, reduzindo custos, aumentando a competitividade da empresa no mercado, aprimorando processos e solucionando gaps existentes. Quando essa reestruturação é aliada à adoção de práticas de mercado e ao uso de tecnologia, os ganhos são ainda maiores: a cadeia de abastecimento se torna mais inteligente, desenhada para criação de valor e orientada para processos cada vez mais eficientes.

A SMSERVICES propõe a integração e otimização dos processos da cadeia de abastecimento por meio de um mapeamento, identificação de oportunidades, definição de estratégias, desenvolvimento das competências críticas de Supply Chain e monitoramento dos resultados.

Algumas soluções desenvolvidas pela consultoria:

  • Dimensionamento das Redes e Canais de Distribuição;
  • Elaboração do Sistema de Custeio Logístico;
  • Estudo de Aderência Tecnológica;
  • Plano de Desenvolvimento de Fornecedores;
  • S&OP – Sales and Operation Planning; e
  • Supply Chain Analytics.

Produzindo, assim, as seguintes ações e resultados:

  • Possibilitar uma logística Enxuta, oferecendo ao cliente o que ele quer, quando ele quer e exatamente onde ele quer ao menor custo possível, gerando valor e diferenciação frente a concorrência.
  • Planejamento de Compras;
  • Planejamento e dimensionamento dos Modais de Transporte;
  • Planejamento e dimensionamento da Armazenagem;
  • Planejamento de Terceirização Parcial ou Integral da Operação Logística;
  • Redução de Despesas operacionais de Armazenagem e Transportes;
  • Redução do tempo de Carga e Descarga e de movimentação de cargas e endereçamento;
  • Melhoria nos Prazos de Entrega;
  • Melhoria dos indicadores de Devolução da Logística Reversa;
  • Melhoria dos Indicadores de Perdas;
  • Otimização dos Estoques;
  • Melhoria no desempenho da cadeia de suprimentos; e
  • SMSERVICES– Página 8 de 19 Integração com os demais setores da empresa dentro do contexto Estratégico e tático operacional.

Estratégia Mercadológica

Maximizar o retorno do investimento ao acionista, seja no negócio existente ou em um novo negócio, assim como definir estratégias que impactam no posicionamento mercadológico da empresa, são temas de extrema relevância e que exigem um processo estruturado de análise e tomada de decisão, pois impactam diretamente na atratividade do negócio. 

Para ajudar as empresas nesse processo, a SMSERVICES possui um conjunto de práticas estruturadas para a realização de análises de mercado, desenvolvimento de planos de negócio, estudos de viabilidade econômico-financeira, análise de riscos de investimento, sem modismos ou abordagem teórica, mas voltado para atender à necessidade cada vez maior das empresas de tomar decisões e explorar as oportunidades de forma rápida, prática e estruturada.

A condução do trabalho é feita de acordo com a necessidade de cada empresa, podendo seguir os seguintes passos:

Análise de Mercado

  • Mercado Alvo e Concorrência
  • Fornecedore
  • Análise de Cenários
  • Riscos | Restrições

Modelo de Negócio

  • Sistema de Gestão
  • Processos de Negócio
  • Fluxo Operacional
  • Infraestrutura

Plano de Marketing

  • Estratégia Mercadológica
  • Posicionamento e Marketing
  • Portfólio de Produtos
  • Política de Preço
  • Estratégia de Distribuição | Capilaridade
  • Projeção de Vendas

Plano de Operações

  • Planejamento da Demanda
  • SMSERVICES– Página 9 de 19
  • Planejamento da Produção
  • Política de Estoque
  • Sistema de Custeio
  • Nível de Serviço

Projeção Financeira e Estudos de Viabilidade

  • Investimentos
  • Receitas, Custos e Despesas
  • Projeção de Fluxo de Caixa e DREs
  • Ponto de Equilíbrio e NCG
  • Indicadores de Viabilidade (VPL, TIR, PAYBACK)

Plano de Implantação

  • Cronograma e Planos de Ação
  • Indicadores de Desempenho
  • Sistema de Monitoramento